Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


Caro(a) leitor(a)

Publicado em 22 de agosto de 2016 / Destaque >

Comumente, no mês de agosto, somos convidados a olhar com atenção e rezar pelas vocações. A diversidade de vocações no fértil solo da Igreja é sinal da abundante ação criativa do Espírito de Deus. Nesta edição, queremos evidenciar a vocação dos cristãos leigos e leigas na vida da Igreja.

O Papa Francisco, no dia 22 de outubro de 2015, durante o Sínodo sobre a Família, anunciou a criação de uma nova congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida. Menos de um mês depois, numa mensagem (12/11/15) fez a seguinte afirmação: “O Concílio (Vaticano II) não olha os leigos como se fossem membros de segunda categoria, a serviço da hierarquia e simples executores de ordens provenientes do alto, mas como discípulos de Cristo que, através do Batismo e de sua inserção no mundo, são chamados a animar todo o ambiente, atividade e relação humana, segundo o espírito do Evangelho, levando a luz, a esperança e a caridade recebida de Cristo aos lugares que, caso contrário, ficariam sem a ação de Deus e abandonados na miséria da condição humana.”

Aqui no Brasil, acaba de ser lançado pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), o Documento 105, intitulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, aprovado pelo episcopado brasileiro, durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida no mês de abril, em Aparecida (SP), que nos é apresentado nesta edição, pelos artigos de Laudelino, membro do Conselho Nacional do Laicato e Dom Agenor Girardi, MSC.

Que o protagonismo dos cristãos leigos e leigas nas mais diversas áreas de atuação, como no bonito testemunho dos leigos e leigas da região amazônica, relatado pelo Pe. Girley, MSC, seja sempre estimulado por todos nós, para que o Evangelho de Jesus brilhe com mais intensidade nas diversas situações necessitadas de sua luz. Que tenhamos um laicato comprometido com o Reino e uma hierarquia cada vez mais aberta e acolhedora à sua atuação.

No Coração de Jesus,

Pe. Lucemir Alves Ribeiro, MSC