Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


Maria a Mulher Misericordiosa

Publicado em 4 de abril de 2016 / Reportagens >

interna1Deus se revelou misericordioso, de maneira total e completa através da pessoa, das ações e palavras de Jesus de Nazaré. Quem O vê, vê o Pai (Jo 14,9).

Anselm Grun escreve: “Alguns acham que no Antigo Testamento Deus estaria descrito como juiz, mas, isso seria uma interpretação unilateral do Antigo Testamento. Deus é sempre misericordioso, mesmo no Antigo Testamento; a misericórdia é sua essência. Jesus colocou a misericórdia divina no centro de sua mensagem. E ele mesmo tratou a humanidade de maneira misericordiosa.” (Para que o mundo se transforme, p. 16)

É essencial que creiamos no Deus misericordioso. Deus nos criou para sermos instrumentos dele, para sermos misericordiosos também.

Estamos vivendo o ano da misericórdia, tempo de reflexão, de despertar. Com nosso testemunho, devemos mostrar que Deus é amor, ternura e misericórdia. Ele nos ama, ama sua criação com o amor mais profundo que só pode existir n´Ele. Ele é Pai que acolhe e se aproxima de nós. Jesus veio nos revelar o Pai e nos dizer que Ele é Pai e Mãe também. Ele é o Paizinho, Papai.

Para que o Cristo viesse habitar no meio de nós, Maria foi escolhida como o instrumento de Deus na realização do Plano da Salvação. Maria disse SIM à sua missão, a mais sublime que uma mulher poderia abraçar. De sua parte, ao dizer Sim, agiu com misericórdia. Em sua ternura e compaixão, ela se colocou à disposição do Pai e abraçou, com coragem, a vontade do Senhor. Em sua humildade ela mesma cantou em seu magnificat: “Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem”. (Lc. 1,50)

Convido vocês, leitores e leitoras da Revista de Nossa Senhora, a meditar sobre Maria como a mulher misericordiosa, porque, além de ter sido o sacrário do Deus feito homem, ela o trouxe à luz, segurou-o nos seus braços, o amamentou e cuidou dele como menino, adolescente e jovem. Essa proximidade de Maria com seu filho Jesus fez dela a mulher mais capaz de nos ensinar o caminho da misericórdia, caminho este que pode ser percorrido somente com muito amor, perdão, fé operante e abertura à graça.

As palavras e conselhos do Papa Francisco sempre me levam a considerar Maria, exemplo vivo da misericórdia do Coração de seu Filho. Maria se torna “a jovem em saída”! Lembremo-nos dela ao se colocar a caminho para visitar sua prima Isabel. Sensibilizou-se, foi fazer-lhe companhia, ajudou-a nas necessidades, partilhou com ela suas experiências e as palavras transmitidas pelo Anjo Gabriel, e, com certeza, orou junto com a família de Isabel. Maria é Igreja em saída. Que exemplo para nós! O que nós devemos ser ela já foi.

Que nossa Mãe, Nossa Senhora do Sagrado Coração, nos ajude a viver com mais autenticidade a nossa fé, a praticar as obras de misericórdia, tanto materiais como espirituais. Somente assim podemos tocar as pessoas, especialmente as que mais precisam.

Jesus nos designa para sermos mensageiros de sua misericórdia. Somos enviados ao encontro de quem está cansado e esgotado, das pessoas feridas e desnorteadas. Assim como Jesus, assim como Maria, devemos nos tornar misericordiosos para com as pessoas, abrir o nosso coração para elas e tratá-las como Jesus as tratou.

Irª Maria da Luz Cordeiro, Filha de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Curitiba (PR).