Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


Evangelho de João: O Sepulcro

Publicado em 1 de outubro de 2013 / Reportagens >

revista1O capítulo 20 do evangelho joanino descreve a cena: 1. O sepulcro, cuja protagonista é Maria Madalena. Diante do sepulcro vazio, ela vai buscar ajuda. Pedro e o discípulo amado vão ao sepulcro juntos. O discípulo amado crê mesmo sem ver. 2. O encontro: Maria Madalena encontra-se com o Senhor. 3. Aparição aos dez discípulos escondidos e assustados. Jesus devolve-lhes a alegria e presenteia-os com o Espírito Santo, a paz messiânica e a missão de perdoar pecados. 4. Aparição aos onze: Tomé, que se afastou da comunidade, fraqueja na fé. Voltando à comunidade pode fazer a experiência do Cristo Vivo e Ressuscitado.

O final do quarto Evangelho (Jo 20, 30-31) é a conclusão desta obra catequética que declara seus objetivos: para que creiamos – que Jesus é o Messias – o Filho de Deus – e que, crendo, tenhamos vida – em seu nome.

O capítulo 21 é um acréscimo depois da conclusão. Redigido por outro membro da comunidade joanina, ele apresenta o bom pescador (21, 1-14), que depois de uma noite cansativa de trabalho inútil escuta a voz de um jovem e pesca uma quantidade imensa de peixes. O simbolismo do texto aponta para a presença do ressuscitado, que manda pescar (evangelizar), e para Eucaristia, como comunhão fraterna. Em Jo 21, 15-23, Jesus faz Pedro passar de pescador a pastor do rebanho.

Quanto ao discípulo amado, nenhuma vez aparece o seu nome. Dele é dito que Jesus o amava (13,23-25; 19,26-27; 20,2-10; 21,2-8.20-24) como um amigo especial. Ele “enxerga” melhor e por primeiro; é o mais achegado a Jesus; é o mais fiel indo até o fim; chega primeiro ao túmulo, mas deixa Pedro passar na frente; até ajuda Pedro a reconhecer o Senhor (21,7).

CONCLUSÃO:

Todo evangelho é uma obra catequética nascida dentro de uma comunidade de fé. Ele não se preocupa com uma biografia de Jesus ou simplesmente narrar histórias, mas quer ajudar a comunidade a crer em Jesus. Usando os sete sinais e os discursos, colocados na boca de Cristo, podemos experimentá-lo em plenitude na nossa vida. Da mesma forma que crer é um processo, o quarto evangelho nos propõe um itinerário espiritual para seguirmos Jesus, abraçando seu projeto de Vida para todos.

Pe. Paulo Roberto Gomes, MSC é teólogo e pároco da Comunidade São Gonçalo, em São Gonçalo, RJ.