O coração jamais se engana em relação à fé. Sente-se. Inspira-se e vive-se um momento especial de intimidade com Deus.
O milagre eucarístico de Ferrara é um exemplo da manifestação de fé. Ao que se sabe dos escritos, antigos e recentes, este milagre não foi por um ato de incredulidade como o de Lanciano, mas ao partir a hóstia durante a missa, o Pe. Pietro e seus amigos concelebrantes, viram jorrar da hóstia o sangue que caiu sobre o altar e respingou na abóbada acima. Era um domingo de Páscoa, dia 28 de março de 1171. Fato este presenciado, descrito e tema de uma Bula Papal, promulgada pelo Papa Eugênio 14, em 30 de março do ano de 1442.
O coração jamais se engana em relação à fé. Sente-se. Inspira-se e vive-se um momento especial de intimidade com Deus. No que tange aos sentimentos, ninguém pode dizer o que é correto ou não. Somos dotados por Deus de tantas capacidades de expressar o que sentimos que toda espécie de oração e manifestação deve ser acolhida por todos. É claro que todas estas questões têm o nível de normalidade porque, no que se refere a milagres, principalmente milagres eucarísticos, a Igreja é sempre prudente e estuda cada caso para dizer se ele é verdadeiro ou não. Não é toda sombra de Nossa Senhora que aparece em qualquer lugar que deve nos levar a fazer imensas peregrinações. Somos católicos, temos uma Igreja que nos ama e que nos protege das ciladas dos inimigos e aproveitadores. É ela quem deve atestar a veracidade dos fatos extraordinários.
O milagre eucarístico de Ferrara é outra referência que temos do amor de Jesus por nós e deve ser lido na perspectiva de que Ele ainda é apaixonado por nós e, por isso, nos busca todos os dias. A sua entrega não foi apenas aos 33 anos de idade, mas é eterna. O seu sangue continua sendo derramado por todos para que a nossa esperança na salvação não se extinga. Ele renova esta procura através da eucaristia, das orações cotidianas, do irmão que sofre, dos que necessitam da nossa solidariedade. Estes são também milagres cotidianos que fazemos acontecer na vida das pessoas. E, em primeiro lugar, em nossa vida.
Pe. Air José de Mendonça, MSC é pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Vila Formosa, São Paulo, SP.