Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


O que é peregrinação?

Publicado em 30 de janeiro de 2014 / Reportagens

Open bible with man and crossÉ um ato de escuta a Deus e de seus anseios em relação à minha vida. A caminhada é para Deus, no intuito de sentir-me eternamente agradecido pelo amor irrestrito que Ele me dá.

O nascimento é o primeiro passo para uma peregrinação que tem o seu fim último os braços de Deus. O itinerário num primeiro instante se faz ao longo da vida nas escolhas, projetos e a maneira como se quer caminhar. É o que poderíamos nominar de caminhada existencial. Somos os condutores de nós mesmos nesta viagem da qual só sabemos o ponto de partida. O decorrer do trajeto nem sempre é fácil porque não podemos controlar, entender ou prever o que sucederá. Resta-nos pelo caráter específico da peregrinação, viver a prática do abandono em Deus e deixar que Ele conduza a nossa opção de sair em batalha contra todas as adversidades para chegar a um lugar específico que o nosso coração escolheu de antemão.

As motivações para uma peregrinação, sozinho ou em grupo, são diversas: graças alcançadas, sacrifícios por um desejo escondido, busca pela saúde dos seus ou apenas uma manifestação de fé, dando uma característica de renovação da vida espiritual. E são inúmeras as peregrinações: caravanas, romarias em direção a lugares santos, santuários, grutas de aparições de Nossa Senhora… O desejo de alimentar a fé com ardor renovado a cada viagem, suscita no peregrino, mesmo diante de algumas dificuldades físicas, sair de si, da sua casa e cidade para um lugar que entende ser abençoado por Deus. Esta atitude é típica do peregrino e ninguém, ao sair em peregrinação, reclama de algum desconforto. Peregrinar é um encontro com Deus.

É um ato de escuta a Deus e de seus anseios em relação à minha vida. A caminhada é para Deus, no intuito de sentir-me eternamente agradecido pelo amor irrestrito que Ele me dá. E há outro significado profundo na peregrinação: perceber-se criatura que depois de um instante da vida, permanecerá eternamente no céu. É a memória viva de que nossa vida aqui na terra é um sopro que encontra permanência em Deus. É n´Ele que cremos e com Ele peregrinamos.

E, assim, você que é o eterno peregrino de nosso Santuário, saberá que seus esforços contínuos de estar aqui todos os anos terá ainda continuidade no céu, quando Deus, em sua bondade, quiser a sua companhia. Nada se perde para aquele que crê. Em Deus, tudo toma um sentido novo.

Neste mês de fevereiro têm início, aqui no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, várias peregrinações. De muitos lugares, romeiros atravessam estradas para fincar sua fé aqui neste lugar amado por Deus e escolhido pela Virgem Maria. Completamos setenta e cinco anos de existência física porque no coração e no sonho de Deus já existíamos. É aqui, que ano após ano, as pessoas vêm manifestar sua felicidade, suas dores e súplicas. E não será diferente este ano. Na contracapa da nossa revista, oferecemos este mês uma parte da programação da nossa festa para este ano com suas peregrinações, visitas da imagem peregrina, novenas e muito mais preparado especialmente para você.

Não deixe, portanto, de peregrinar ao nosso Santuário este ano. Serão graças testemunhadas e alcançadas por todos os que anualmente se encontram aqui com Nossa Senhora do Sagrado Coração. Deixe-se cativar pelo amor mariano. Venha participar desta festa que contagia a todos. No próximo mês, trataremos das questões das indulgências e da festa jubilar.

Pe. Air José de Mendonça, MSC é pároco e reitor do Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Vila Formosa, São Paulo, SP.