Mês de agosto e vocação. É difícil não associar o mês ao tema. Desde a nossa mais tenra idade e já iniciados na formação nos encontros de catequese, conhecemos essa dobradinha. A liturgia das missas enfatiza o tema com cartazes, músicas, danças.
As homilias dominicais, mesmo que en passant, tratam do assunto. Nos colégios católicos e na imprensa católica, um artigo, nota ou aviso, suscita sempre a temática.
É bom lembrar que a vocação não deve ser vista como a realização de um projeto pessoal. Não é um planejamento do que queremos para a nossa vida. É antes o encontro da nossa liberdade com o convite de Deus.
A bíblia está repleta desse sublime encontro entre o chamamento de Deus e a resposta acolhedora do ser humano: Abraão, os profetas, discípulos de Jesus… Ser vocacionado é sentir-se escolhido por Deus.
A Revista de Nossa Senhora traz todos os meses uma reflexão sobre vocação. Implícito, o tema está em nossas obras pastorais, apresentadas na coluna “Nossas Obras”.
Nela, uma obra apostólica é apresentada todos os meses. E estas obras, no Brasil ou fora dele, são assumidas por alguém enviado por Deus, em nome de nossa Província, para exercer a sua vocação.
Tenha o prazer de uma boa leitura!
A Redação.