Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus

Publicado em 1 de fevereiro de 2011 / Edições > Fevereiro - 2011 >

Quando falamos de “coração”, não estamos falando de algo puramente sentimental, emocional ou romântico. A Bíblia nos ensina que o coração é o centro do homem.

Texto: Pe. Benedito Ângelo Cortez, mSC

Querido irmão e irmã, com alegria peço licença para chegar até você e propor-lhe um diálogo de “coração para coração”. Tenho certeza de que, através de nossa fé, nos encontramos sempre diante do Coração do divino mestre. Portanto, mais do que uma leitura, meu desejo é que esse texto tão singelo nos ajude a contemplar o Coração transpassado de Cristo. Queremos aprender desse Coração que é manso e humilde (Mt 11,29). Ele tem a pedagogia da misericórdia e da compaixão.

Pelo batismo fomos “regenerados” (1Pe. 1,23), nascemos pela água que brotou do Coração de Cristo pendente na cruz. O Padre Júlio Chevalier, um extraordinário missionário francês, que fundou a Congregação a qual pertenço, gostava de dizer, quando contemplava o Coração ferido de Jesus na Cruz: “vejo nascer desse Coração um homem novo, uma mulher nova, um mundo novo…”

Somos filhos e filhas dessa fonte inesgotável de amor. Na cruz, o Coração de Jesus se transforma em útero, onde fomos regenerados. A ferida se transforma em fonte de um manancial que jorrou abundantemente para nos purificar de nossos pecados. Não fomos lavados por uma água qualquer, mas na pia batismal fomos mergulhados nessa torrente sagrada e sacramental. Pelo batismo nosso coração foi abraçado pela misericórdia do Coração de Deus.

Quando falamos de “coração”, não estamos falando de algo puramente sentimental, emocional ou romântico. A Bíblia nos ensina que o coração é o centro do homem. O coração é o núcleo mais profundo de nossa vida psíquica e espiritual. O coração é o amor íntimo e profundo do homem, onde ele se encontra com o mais sólido, verdadeiro e genuíno de si mesmo. O coração é o lugar do encontro, onde a relação e o contato com as coisas, com os outros, consigo mesmo e com Deus, se convertem em encontro ardente e luminoso. O coração é o templo de Deus. No coração habita o Espírito de Deus, enchendo o homem de seu amor e de sua sabedoria. “Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16). Desde o coração se irradiam o ser íntimo do homem e o Amor infinito de Deus.

Deus sempre está a nossa procura, chama por nós, como no paraíso chamava por Adão. Nós, envergonhados pela mancha do pecado, nos escondemos de Deus. Quantas vezes, iludidos pela serpente de nosso egoísmo, de nosso louco desejo de ser “como deuses” e não humanos, ainda fugimos de Deus como nossos primeiros pais no paraíso. Mas, graças ao SIM de Maria, a Serva do Senhor e Nossa Senhora, o Verbo se fez carne. O humano e o divino se abraçaram no Coração de Jesus. Nele, nosso coração sedento de vida e de salvação, é alcançado pela graça de Deus. Ele verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus, nos ensina que, quanto mais humanos formos, mais perto de Deus estaremos.

O apostolo Paulo não tem dúvidas ao afirmar que nossa “vida e identidade estão escondidas em Cristo” (Col. 3,3). Em outras palavras, podemos dizer que só no Coração de Jesus encontraremos o sentido mais profundo de nossa existência, de nossa humanidade, de nossa salvação e de nossa missão como cristãos no meio deste mundo em que vivemos. Mundo marcadamente insensível e desumano. Mundo “sem Coração”, como costumamos dizer, porque não aprendemos ainda a viver com o coração.

Confiemos no Coração de Jesus. Falemos com ele, em nossas orações, apaixonadamente; falemos de coração para coração. Que o Coração de Jesus seja para cada um de nós, fonte de graças e escola de mansidão e humildade, para, assim, levarmos adiante a missão que nos propôs.

Façamos do título desse artigo nossa oração. Durante esse mês, rezemos:

“Amado seja por toda a parte o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente!”

Pe. Benedito Ângelo Cortez, mSC é Superior Provincial da Província de São Paulo dos Missionários do Sagrado Coração


Deixe um comentário