Revista de Nossa Senhora
  • Administração: Rua Angá, 994 – VI. Formosa – São Paulo – SP
  • Telefax: (11) 2211-7873 – E-mail: contato@revistadenossasenhora.com.br


Uma Mãe que visita seus filhos

Publicado em 1 de julho de 2015 / Reportagens >

revista-03De Franca, passando por Jaú, até  sua comunidade!

IMAGEM PEREGRINA EM FRANCA

Visitar, peregrinar, acompanhar, evangelizar e formar são palavras que, embora diferentes em seu significado, resumem o sentido que a Imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração cumpre ao peregrinar por diversas comunidades pelo Brasil afora. Desta vez, as comunidades visitadas foram Jaú e Franca, ambas no Estado de São Paulo.

A bela cidade de Franca, antiga rota dos Bandeirantes, conhecida como a capital nacional dos sapatos, foi o cenário dessa epopeia da Imagem de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Era pouco mais de cinco da manhã de um sábado frio, quando um séquito de devotos de Maria, comprometidos com essas peregrinações, partiu para a Paróquia São Benedito, em Franca. A acolhida calorosa e festiva da imagem, deu-se pontualmente ao meio-dia.Grande número de fiéis aguardavam ansiosos a Imagem na comunidade que tem como padroeira Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração. Vivas, orações e suplicavas multiplicavam-se nessa acolhida!

O decorrer do dia foi marcado por intensa programação de atividades que gravitavam em torno da necessidade de louvar a Cristo pela intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora do Sagrado Coração. Um Oficio mariano, dominou a tarde ; à noite, uma procissão luminosa resplandeceu na cidade e atraiu uma multidão de fiéis a essa comunidade Mariana.

Palpável era a comoção que a imagem causava. Alguns se arriscavam a contar graças recebidas pela intercessão de Maria. Anita Guerra, coordenadora da comunidade, anunciava os testemunhos de curas, alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora do Sagrado Coração, através de uma água costumeiramente abençoada no dia da festa e distribuída aos fiéis no domingo festivo, sempre o terceiro de maio.

No domingo, durante a celebração da missa festiva, outra centena de fiéis lotou a capela. A Coroação de Nossa Senhora do Sagrado Coração, singelamente celebrada pelas crianças, foi um espetáculo de simplicidade e piedade. Ao final da celebração, todos faziam questão de tocar a imagem de Maria e, com o olhar demorado e suplicante, entendia-se que pediam a Ela que intercedesse junto ao seu filho pelas suas muitas necessidades.

IMAGEM PEREGRINA EM JAÚ

Não mais que dez dias separaram a visita que a Franca, daquela que aconteceria em Jaú. Uma animada comunidade da Paróquia São João Batista, com pouco mais de quinze anos, por uma vicissitude da história, decidiu colocar-se sob a proteção de Nossa Senhora do Sagrado Coração. O tempo passou, a comunidade solidificou-se. Embora conhecesse a devoção Mariana, os fiéis sentiam a necessidade de entender esse título de sua padroeira com mais profundidade. A necessidade fez com que despontasse a oportunidade, e a Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Sagrado Coração aportou no Centro-oeste paulista, na Diocese de São Carlos, no Bairro Jardim Novo Horizonte, em Jaú.

A receptividade e a acolhida foram marcas indeléveis desta visita. O Pároco, Dom Sergio Herique Van der Heyder, Abade Emérito da ordem dos Premonstratenses, no Brasil, demonstrou simpatia e devoção por Nossa Senhora do Sagrado Coração. De súbito, o abade buscava nos anais da história de sua Ordem, uma pitoresca narrativa de uma coroação feita a Nossa Senhora do Sagrado Coração, numa antiga abadia Europeia… Entre memórias e acolhida, foi celebrada a Eucaristia.

Nos fiéis daquela comunidade, observavam-se uma veneração imensa por Maria e uma sede sem precedentes de perscrutar as sendas desse título que Padre Júlio Chevalier deu a Maria. Foi momento oportuno, também, para uma formação sobre a origem do título, para aprofundar a espiritualidade e a convicção de seguir Jesus, nos passos de Maria. Nas Palavras do Coordenador, “Nós conhecíamos Nossa Senhora, mas precisávamos saber mais e aplicar as práticas de Devoção, como a Novena Perpétua e a Semana Com Nossa Senhora à vida da nossa Comunidade”.

Peregrinos como e com Maria, sentimos cada vez mais a necessidade de irmos a outros lugares, a outras comunidades a fim de difundir com convicção a devoção a Nossa Senhora do Sagrado Coração. Certos do tão grande bem que essa devoção pode fazer à sua vida, querido devoto, queremos convidá-lo a propor ao seu pároco, ao seu coordenador de comunidade, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora ao lugar onde você mora.

A Redação